Arquivo Digital - Curso de Direito (2007-2012)

Seja Bem-Vindo

Home

sábado, 15 de outubro de 2011

Flagrante de um acidente e a cultura brasileira

# Corrupção: até quando?

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

TFC em Araguaína - Dia 22 de outubro

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Manifestação contra a corrupção, uma luta de todos

Aqui do interior de uma cidade do Tocantins, percebi que a marcha contra a corrupção movimentou o Brasil. A cultura de manifestação e revolta aos poucos vem ganhando força e espaço em razão do inconformismo da sociedade, bem como da possibilidade da utilização de redes sociais para organizarem tais eventos. Fico feliz. Ao mesmo tempo me sinto incomodado. O motivo é porque estou tão longe das grandes cidades e não tenho a oportunidade de participar, razão pelo qual resolvi escrever o presente artigo como forma de manifestação.
Falar sobre a corrupção é algo muito arriscado, mas é extremamente necessário. Dias atrás, vimos o caso da juíza Patrícia Acioli assassinada pelos policiais do Rio de Janeiro e as declarações da Ministra Eliana Calmon sobre a existência de “há bandidos escondidos atrás da toga” e que repercutiu no meio jurídico.


O desafio de combater a corrupção é muito grande. Hoje, os crimes financeiros estão muitos sofisticados em razão da grande burocracia para serem investigados e a força que os corruptos exercem sobre o Estado. Jamais podemos desanimar. Talvez muita gente ainda não saiba a força de uma mobilização social como essa. É preciso ressaltar que os portais de notícias fazem parte dessa evolução. Vejamos o exemplo que aconteceu nesses últimos seis meses de governo Dilma Rousseff, em razão principalmente do Estadão e Veja - demitiram três ministros de pastas importantes.


No começo dessa semana, dia 08 de outubro, participei de uma palestra na FACDO ministrada pelo Juiz Marlon Reis (membro do MCCE e idealizador da campanha ficha limpa), no qual explanou os absurdos cometidos pelos políticos com a corrupção e suas graves conseqüências. Seu estilo duro e de uma cultura altamente exemplar, mostra o tipo de brasileiro que devemos ser.


Devemos ter simpatia pelos intelectuais e não ter “rabo preso” com nenhum político corrupto. Precisamos sim de ideologias partidárias e fazer parte dos debates que envolvam nosso futuro. Ir às ruas. Não calar a boca nunca. Ter esperança em um Brasil melhor. Preocupar-nos com a inclusão social, saúde, segurança, paz e, especialmente com a educação.


Precisamos combater à compra de voto e principalmente fazermos um julgamento político, ou seja, se um parlamentar cometeu um crime, jamais poderá ter uma nova chance para representar o povo. A política lida com pessoas. Os tempos mudaram. Assim, cada vez mais necessitamos de políticos brilhantes e que acima de tudo sejam absolutamente anti-corrupção.


Hoje, os manifestantes mostraram sua força. Vamos realizar o desfecho da reforma política por meio de assinaturas de projetos de leis como o voto distrital, assim como ocorreu com a lei da ficha limpa e, com o tempo moralizar a política brasileira. Sou acadêmico na área das ciências jurídicas e estou à disposição dos movimentos sociais e na luta contra a corrupção. Contem sempre comigo. 

terça-feira, 11 de outubro de 2011

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Diga Sim à VIDA

Confesso que explicar o poder de Deus sobre nossas vidas é algo muito difícil. Nossa capacidade é limitada demais para entender tudo que acontece nesse mundo. Seu poder é extraordinário aos olhos dos homens.

Fiquei até sem palavras para descrever o que está se passando em minha mente no momento em que vi essa foto.

Esse é o maior sinal do AMOR de Cristo sobre a necessidade de relacionarmos amorosamente ao lado de nossos irmãos....

Meu pai já me disse várias vezes que, no dia em que eu tiver um filho, vou passar a ter sentimentos inexplicáveis.

Hoje, ainda não tenho um filho. Mas se Deus permitir, quero colocar alguns filhos nesse mundo.  


Comentário sobre a foto

"Uma imagem que encontrei na net, pertecente a uma rede de relacionamento americano. Pelo que li na descrição, esta imagem devia ser a imagem do Ano ou mesmo década.

Trata-se da ligação entre um cirurgião e o seu paciente, neste caso, um bebé ainda por nascer... Este bebé sofria de uma doença chamada Espinha Bifida e, caso fosse retirado do útero da mão, ele morreria. Este cirurgião é dos únicos a terem esta capacidade de operar o feto, ainda no útero da mãe. A operação foi um sucesso e, quando o cirurgião se preparava para fechar a pequena incisão que tinha feito para alcançar o bebé, este esticou a mão (já perfeitamente formada) e agarrou um dos dedos do cirurgião, como se lhe estivesse a agradecer pela "vida" que o cirurgião tinha acabado de lhe dar.Nas palavras do cirurgião: "foi o momento mais emocionante da minha vida".


Aproveito a postagem e coloca essa foto inexplicável!




A nossa hora chegou!

Esta quarta-feira, dia 05 de outubro de 2011, ficará conhecida como um dos dias mais importantes da história do País. E não é exagero dizer isso. A aprovação do Estatuto da Juventude na Câmara dos Deputados ainda não faz com que os vários benefícios voltados aos brasileiros de 15 a 29 anos de idade passem a valer, mas representa a primeira vitória, substancial, numa luta que está sendo travada, efetivamente, desde 2004 quando o assunto foi colocado em debate na Conferência Nacional da Juventude convocada pela mesma Câmara dos Deputados que acendeu dentro dos nossos corações uma chama poderosa de esperança.

Vencemos mais uma batalha, talvez a mais difícil de todas e a que nos deixa com uma “quase-certeza” de vitória. Em 1990 os direitos das crianças e dos adolescentes foram garantidos por meio da aprovação de um estatuto próprio. Desde então, vimos um grande avanço nas políticas voltadas para essa faixa etária da população que vai dos 12 a 18 anos de idade. Agora, 21 anos depois podemos ter a oportunidade de fazer com que os jovens com até 29 anos também sejam mais respeitados e possam ver seus sonhos realizados.

O Tocantins tem a característica de sair na frente no que diz respeito às questões sobre a juventude. Prova disso é que o primeiro estado a criar sua secretaria estadual de juventude foi o Tocantins, em 2002 - uma iniciativa da terceira gestão de Siqueira Campos à frente do Executivo Estadual. A partir deste momento o jovem tocantinense passou a ser mais valorizado e ter seus direitos respeitados. A sociedade passou a ver a juventude com outros olhos. Com a criação de uma Pasta específica, o jovem encontrou seu ponto de apoio e acreditou em melhores perspectivas de vida.

Agora, temos mais uma vez a chance de ter a favor da sociedade a força da vontade, da esperança, dos sonhos e da atitude dos jovens. Por isso, vamos levar as discussões sobre o Estatuto da Juventude à Conferencia Estadual da Juventude, que vai acontecer aqui no Tocantins nos dias 28,29 e 30 deste mês. Assim somaremos forças com os demais estados na Conferência Nacional para mostrar a importância de leis específicas para os jovens. Esse será um dos pontos centrais dos debates.

Precisamos lembrar que a criação do Estatuto é uma demanda que surgiu a partir do envolvimento de todos os movimentos juvenis, como a UNE, UJS, Pastoral da Juventude da Igreja Católica, Juventude Evangélica, associações de jovens, Juventude Desportista, Juventude LGBT, Juventude Negra, Juventude Indígena, Juventude da CUFA, juventudes partidárias, jovens empreendedores, movimento Hip-Hop, UBES, entre outros. É importante o envolvimento de todos.

Com a aprovação de direitos como a meia-entrada para eventos culturais e esportivos, tanto a juventude tocantinense, quanto a de outros estados vai ter uma formação cultural, social, educacional e física que irá corresponder à de um país que busca ter maior destaque no cenário mundial.

Sabemos que ainda falta a aprovação do Estatuto no Senado e posteriormente sua sanção pela presidente Dilma Roussef, mas mesmo assim, o sentimento da vitória já enche nossos peitos com a melhor das esperanças: aquela que nos dá mais força para lutar por um presente e um futuro mais dignos para a juventude. E quando fazemos isso, estamos garantindo uma cidade melhor, um estado com mais qualidade de vida para todos e um país mais respeitado. E é por isso que estamos trabalhando para que no Tocantins o jovem seja um campeão. A nossa hora chegou!

Absurdo: MPF propõe ação civil contra Ceste pela morte de sete toneladas de peixe e quer indenização de R$ 50 milhões


O Ministério Público Federal no Tocantins propôs ação civil pública contra o consórcio empreendedor da Usina Hidrelétrica de Estreito por não cumprimento de obrigações assumidas para o licenciamento ambiental do empreendimento, ao não realizar nenhuma ação mitigadora para evitar a mortandade de peixes durante testes de unidade geradora. Segundo a ação, o próprio Ceste emitiu relatório que previa o aprisionamento de peixes dentro da máquina durante os testes, ao contrário do que informou depois da ocorrência. As informações são do MPF-TO. 

O MPF-TO requer o pagamento das multas estabelecidas pelo Ibama e indenização do valor de R$ 50.000.000,00, 1% do custo total da obra, ao Fundo Nacional de Meio Ambiente.

Em março deste ano, foi encontrada grande quantidade de peixes mortos na área da UHE de Estreito. Segundo relatório de ocorrência ambiental do Ceste, o fato ocorreu por causa de testes mecânicos realizados na unidade geradora n°1 da usina, que causou a morte de aproximadamente sete toneladas de peixes, a maioria da espécie jaú. Segundo o relatório, os peixes ficaram presos durante manobras de abertura e fechamento das comportas e foram submetidos a mudanças de pressão e choques mecânicos por turbilhonamento no interior da máquina. Técnicos do consórcio alegaram não haver nenhuma ação mitigatória possível porque a mortandade só pôde ser verificada após os testes.

Uma lágrima vale mais que mil palavras! rs*....

Siqueirido, Gomes e Vicentinho na sessão da Câmara em homenagem aos 23 anos de Tocantins......

domingo, 9 de outubro de 2011