Arquivo Digital - Curso de Direito (2007-2012)

Seja Bem-Vindo

Home

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A nossa hora chegou!

Esta quarta-feira, dia 05 de outubro de 2011, ficará conhecida como um dos dias mais importantes da história do País. E não é exagero dizer isso. A aprovação do Estatuto da Juventude na Câmara dos Deputados ainda não faz com que os vários benefícios voltados aos brasileiros de 15 a 29 anos de idade passem a valer, mas representa a primeira vitória, substancial, numa luta que está sendo travada, efetivamente, desde 2004 quando o assunto foi colocado em debate na Conferência Nacional da Juventude convocada pela mesma Câmara dos Deputados que acendeu dentro dos nossos corações uma chama poderosa de esperança.

Vencemos mais uma batalha, talvez a mais difícil de todas e a que nos deixa com uma “quase-certeza” de vitória. Em 1990 os direitos das crianças e dos adolescentes foram garantidos por meio da aprovação de um estatuto próprio. Desde então, vimos um grande avanço nas políticas voltadas para essa faixa etária da população que vai dos 12 a 18 anos de idade. Agora, 21 anos depois podemos ter a oportunidade de fazer com que os jovens com até 29 anos também sejam mais respeitados e possam ver seus sonhos realizados.

O Tocantins tem a característica de sair na frente no que diz respeito às questões sobre a juventude. Prova disso é que o primeiro estado a criar sua secretaria estadual de juventude foi o Tocantins, em 2002 - uma iniciativa da terceira gestão de Siqueira Campos à frente do Executivo Estadual. A partir deste momento o jovem tocantinense passou a ser mais valorizado e ter seus direitos respeitados. A sociedade passou a ver a juventude com outros olhos. Com a criação de uma Pasta específica, o jovem encontrou seu ponto de apoio e acreditou em melhores perspectivas de vida.

Agora, temos mais uma vez a chance de ter a favor da sociedade a força da vontade, da esperança, dos sonhos e da atitude dos jovens. Por isso, vamos levar as discussões sobre o Estatuto da Juventude à Conferencia Estadual da Juventude, que vai acontecer aqui no Tocantins nos dias 28,29 e 30 deste mês. Assim somaremos forças com os demais estados na Conferência Nacional para mostrar a importância de leis específicas para os jovens. Esse será um dos pontos centrais dos debates.

Precisamos lembrar que a criação do Estatuto é uma demanda que surgiu a partir do envolvimento de todos os movimentos juvenis, como a UNE, UJS, Pastoral da Juventude da Igreja Católica, Juventude Evangélica, associações de jovens, Juventude Desportista, Juventude LGBT, Juventude Negra, Juventude Indígena, Juventude da CUFA, juventudes partidárias, jovens empreendedores, movimento Hip-Hop, UBES, entre outros. É importante o envolvimento de todos.

Com a aprovação de direitos como a meia-entrada para eventos culturais e esportivos, tanto a juventude tocantinense, quanto a de outros estados vai ter uma formação cultural, social, educacional e física que irá corresponder à de um país que busca ter maior destaque no cenário mundial.

Sabemos que ainda falta a aprovação do Estatuto no Senado e posteriormente sua sanção pela presidente Dilma Roussef, mas mesmo assim, o sentimento da vitória já enche nossos peitos com a melhor das esperanças: aquela que nos dá mais força para lutar por um presente e um futuro mais dignos para a juventude. E quando fazemos isso, estamos garantindo uma cidade melhor, um estado com mais qualidade de vida para todos e um país mais respeitado. E é por isso que estamos trabalhando para que no Tocantins o jovem seja um campeão. A nossa hora chegou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário