Arquivo Digital - Curso de Direito (2007-2012)

Seja Bem-Vindo

Home

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Parceria entre FACDO e Justiça Federal para o mutirão em Araguaína

A Justiça Federal vai realizar, em parceria com o Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Católica Dom Orione, no período de 27 de junho a 2 de julho, audiências de conciliação, instrução e julgamento nos processos de aposentadoria e benefícios, em trâmite nesta Comarca. As pessoas que foram intimadas pela Justiça Federal deverão comparecer, na data estipulada (entre os dias 27/06 e 02/07), a partir das 8h, no prédio da Faculdade Católica Dom Orione, localizado na Rua Santa Cruz, 557, Centro.

Os intimados serão recebidos por uma equipe do Núcleo de Prática Jurídica da FACDO, encarregados de ajudar a formalizar os pleitos e encaminhar os convocados às salas designadas para as audiências. Nesta etapa serão realizadas as audiências de Conciliação, Instrução e Julgamento, proferindo, em sendo possível de imediato as decisões das ações ajuizadas. As ações são, em sua maioria, previdenciárias, como aposentadoria deJustiça Federal realizará ação itinerante em Araguaínatrabalhador rural, invalidez, revisão de benefícios, etc. Também serão realizadas audiências para ações assistenciais como benefícios a idosos, deficientes físicos ou mentais, conhecida como LOAS.

O mutirão de audiências da Justiça Federal é um modelo de justiça rápida e consiste na forma encontrada pela instituição para proporcionar um julgamento rápido e um acesso efetivo a justiça, dando oportunidade às pessoas de baixa renda de terem uma rápida solução para as demandas ajuizadas perante o Poder Público Federal, sem realizar qualquer despesa e servindo de meio eficaz de afirmação da cidadania. O juiz federal Dr. Anibal Magalhães da Cruz Matos comandará a equipe de servidores da Justiça Federal que atuará no município de Araguaína facilitando o acesso das camadas sociais menos favorecidas ao Poder Judiciário Federal.

domingo, 19 de junho de 2011

Seminário Jurídico com Cristiano Chaves

Recebi o convite do professor Rubismark Saraiva (Diretor) para participar do Seminário Jurídico "Direito de Família e Sucessões" nos dias 17 e 18 de junho em Palmas. Não pensei duas vezes. Aceitei a oportunidade.

O Centro de Estudos Jurídicos – CEJUR da Defensoria Pública do Tocantins realmente está fazendo a diferença, pois além de isentar nossas inscrições, ainda disponibilizou transporte (0800) e, acima de tudo promoveu o curso com um dos maiores juristas do nosso País. 

O discurso proferido no seminário me encantou, foi uma espécie de resumão acumulado com intensas novidades, pois na medida em que o mundo muda, as leis e as interpretações também tem que mudar, afinal, embora a realidade da vida é dura, nós, como operadores do Direito temos que estar preparado para enfrentar os desafios ora impostos pela sociedade. 
Agora o que mais me chamou a atenção foi a humildade das pessoas que estavam presentes no evento. Ser apenas um estagiário nos gera uma certa apreensão (pois sabemos muito pouco) em relação aos outros participantes. 

Enfim, o nível do seminário foi excelente. Certamente foi uma experiência que jamais será esquecida. O dom da oratória de Cristiano realmente nos empolga, inspira e transforma o nosso jeito de pensar. 

Precisamos acreditar em nossos sonhos e acima de tudo ter coragem pra lutar, pois a justiça só é alcançada por meio de defensores sérios e honestos que não perdem nunca a esperança da sociedade melhorar.