Arquivo Digital - Curso de Direito (2007-2012)

Seja Bem-Vindo

Home

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Questão de Ordem - 43 | Como preparar o corpo e a mente para a prova?

Mostra-me tua glória - Ministério fonte da vida de adoração


Postei esse vídeo para que cada um de vocês possam sentir na alma a letra dessa música e assim se encher da glória de Deus dentro do seu coração!
Peça ao Espírito Santo, assim como fez Moisés na montanha: Mostra-me tua glória (Ex 33:18), pois tenho certeza que "Deus derramará sobre o coração daqueles que o buscam sinceramente (Jr 29:11-14; 32:40).
São várias as passagens na Bíblia que descreve sua Glória. Veja alguns exemplos abaixo:
- "Porém, tão certo como eu vivo, como toda a terra se encherá da glória do Senhor". (Nm 14:21)  
- "Santo, santo, santo, é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia de glória". (Isaías 6:3)
- "Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração da glória de Deus, na face de Cristo" (2 Coríntios 4:6) 
- ‎"Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém." 1Pe 4:11
- Quando esses seres viventes derem glória, [...] Tu é digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e poder (Apocalipse 4:9-10) e assim por diante.....
Por fim, vale ressaltar as sábias palavra de John Bevere: "A glória do Senhor é tudo que faz Deus ser Deus.
Todas as suas características, autoridade, poder, sabedoria - literalmente o imensurável peso e magnitude de Deus - estão contidos dentro da glória de Deus. Nada é oculto ou retido!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

O teste do autocontrole


Achei esse vídeo extraordinário. É  um teste desenvolvido pela Universidade de Stanford nos E.U.A no qual tem o intuito de nos mostrar a questão do autocontrole, ou seja, se você não comer o marshmallow (doce) no tempo que fica na sua frente, ganhará outro depois. 

As crianças que não comeram conseguiram vencer a imediatismo, que está relacionado com o lado emocional e não com o racional. Já aquelas que comeram não tiveram a paciência de esperar e pensam da seguinte maneira: Tudo é para agora, já! É como se o mundo estivesse acabando amanhã;

Desse exemplo podemos extrair, vários exemplos. O primeiro é a questão impulso, do agir sem pensar. O segundo é que a ausência de autocontrole nos impede que de visualizar o futuro, de ter um proveito melhor mais na frente, uma melhor oportunidade futura, uma estabilidade num emprego etc. 

Talvez a melhor postura seja a de evitar olhar para o objeto da tentação, pensar em outras coisas, se concentrar em outras atividades etc. Mas é lógico que isso significa não desfrutar (desde logo) de algo que está à sua disposição. Você tem que deixar de fazer algo prazeroso agora, porque essa sua atitude pode te trazer benefício depois.

Abraços

A revolução do ensino

Há cinco anos, o analista financeiro Salman Khan, 34 anos, soltaria uma gargalhada se lhe dissessem que ele se transformaria em um dos professores mais famosos do mundo. Mas uma dúzia de vídeos postados no YouTube em 2006 mudaram radicalmente sua trajetória. Hoje, suas aulas são vistas até pelo filho de Bill Gates como reforço escolar. 

O fundador da Microsoft saiu dizendo por aí que Khan é incrível. Dois anos antes, o analista começou a dar aulas à distância para três primos com dificuldades na escola e moravam longe de sua casa e Santa Clara, na Califórnia. “Como morávamos em estados diferentes e era difícil combinar os horários, resolvi gravar e postar no YouTube para que eles pudessem assistir a qualquer hora”, diz. Os vídeos, porém, chegaram a mais de 40 milhões de acessos e a ideia se tornou o embrião da Khan Academy. 

Com apoio da Fundação Bill e Melinda Gates e após vencer um concurso do Google para escolher as 10 melhores ideias que podem mudar o mundo, o agora professor elevou o projeto a outro nível. Com mais de 2.200 vídeos e acesso diário de 200 mil estudantes, a página da Khan Academy cobre todo o currículo até o ensino médio em Matemática, Química, Física e Biologia, tudo de graça. “Quando um aluno tira seis, ele só absorveu 60% do conteúdo. Mesmo o que tira nove, ainda tem 10% de defasagem”, afirma. Na Khan Academy, o estudante só avança depois de acertar 100% dos exercícios propostos.



Salman não prega o fim das salas de aula, mas sugere que seu método complemente o ensino escolar. Outra boa possibilidade é de cada aluno seguir seu próprio ritmo. O acompanhamento de cada um que acessa as lições é possível graças a um sistema de monitoramento no site que permite saber em quais pontos dos vídeos os alunos se demoraram mais. Ou quais conteúdos exigiram mais ou menos tempo de estudo. As aulas do site estão em processo de tradução para mais de 10 línguas. “Quero que isso seja uma realidade para 6,9 bilhões de estudantes” — isso inclui o mundo todo. 

terça-feira, 5 de julho de 2011

A nova Lei da Prisão Preventiva

Entrou em vigor nesta segunda-feira (4) a Lei 12.403, de 2001, a nova Lei da Prisão Preventiva. Ela promove um conjunto de alterações no Código de Processo Penal que torna possível a concessão de liberdade a milhares de presos à espera de julgamento – réus primários por crimes leves, puníveis com menos de quatro anos de reclusão. A ideia de que um grande contingente de detidos poderá ser solto causa a sensação de impunidade em boa parte das pessoas. Não é o que dizem os especialistas, segundo o site Última Instância.
Estimativas apontam entre 50 mil e 200 mil o número de presos provisórios que podem ser libertados com a nova lei, que restringe os casos em que o juiz pode decretar prisões temporárias e a aumenta o leque de medidas cautelares à disposição como alternativa ao encarceramento. “Oitenta mil vão sair da prisão, sim, mas estaremos tirando do sistema carcerário um contingente que não deveria estar lá”, disse o advogado Pierpaolo Bottini, durante debate promovido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Como manda a Constituição, a prisão se torna a exceção. Afinal, não se pode falar que criminosos serão soltos, já que ainda não foram julgados e não são, portanto, autores de crimes. São suspeitos. Espera-se, assim, evitar que pessoas que sejam suspeitas de terem cometido delitos leves acabem presas com criminosos já condenados. A nova lei prioriza o que já deveria ser regra: investigar para, depois, prender, como afirma o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello, à Agência Brasil.
Para o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), a lei veio a corrigir uma generalização da prisão preventiva. Ele ressalta que hoje, em vez de se apurar primeiro para, depois, prender, já com culpa formada, passou-se para um “campo de justiçamento”, em que se prende de forma generalizada. “Daí a superlotação das penitenciárias e das cadeias públicas”, diz o ministro.
Ele também acredita que a nova lei ajudará a evitar que inocentes fiquem presos indevidamente. “Liberdade não é algo que é passível de devolução. Se houve uma prisão indevida, vamos responsabilizar o Estado?”, pergunta o ministro.
Porém, a nova lei também traz alguns problemas. Não pela lei em sim, mas, como sempre, pela impossibilidade de cumprir alguns pontos. A prisão deve ser substituída por alternativas como a liberdade com monitoramento eletrônico e a prisão domiciliar vigiada. Porém, muitos Estados não têm as pulseiras ou tornozeleiras de monitoramento, e, certamente, não haverá policiais suficientes para ficar de guarda diante das residências dos réus.

Primeira fase do exame da OAB pode ter validade de cinco anos


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) reúne-se na próxima terça-feira (5), às 11h, quando deve analisar o Projeto de Lei do Senado (PLS) 188/2010, que estabelece prazo de validade de cinco anos para a primeira fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Os bacharéis em Direito precisam fazer uma prova objetiva (primeira fase) e uma discursiva (segunda fase) para conseguirem atuar como advogados. Hoje, se um candidato é reprovado na segunda fase, precisa prestar novamente a prova da primeira. O projeto, de autoria do ex-senador Paulo Duque, estabelece que o candidato que for aprovado na primeira fase terá o período de até cinco anos para conseguir a aprovação na segunda etapa.
Na justificativa, o autor diz que a reprovação da segunda fase "não poderá implicar também a reprovação da primeira fase, tendo em vista que o candidato já fora aprovado nesta etapa". Outra razão apontada como relevante pelo autor é que o valor da taxa de inscrição cobrado pela OAB perante a banca organizadora não é "de forma alguma compatível com a situação socioeconômica de um candidato recém-formado e que, em muitos casos, contribui também na complementação da renda familiar". Segundo Paulo Duque, esse ciclo poderia gerar uma "fábrica de cursinhos preparatórios" para o exame da OAB.
O relator, senador Vicentinho Alves (PR-TO), vai apresentar voto favorável à aprovação do projeto. Se aprovada, a matéria segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).