Arquivo Digital - Curso de Direito (2007-2012)

Seja Bem-Vindo

Home

sábado, 10 de setembro de 2011

Sócrates, um exemplo a ser seguido

Em algum alugar nesse mundo você ouviu falar nesse filósofo. Assim que comecei a estudar o Direito, confesso que minha mente não era muito aberta com relação aos filósofos que pisaram nessa terra. Hoje, reconheço a importância de estudarmos esses pensadores que amavam o mundo das idéias.

Sócrates, não escreveu uma obra sobre sua biografia. Seu discípulo Platão retrata sua ideias em alguns livros, mas pelo pouco que sei suas frases perturbam até hoje a mente de muitos intelectuais, se não vejamos:                                                                             - "Só sei que nada sei"
- "Conhece-ti a ti mesmo". 
- "Só quem entende a beleza do perdão pode julgar seus semelhantes" etc. O foco central de seus pensamentos era de que "voltando-se para seu interior por meio do autoconhecimento e pela sabedoria, o homem chega se realiza como pessoa, nunca esquecendo de praticar o bem".

Muitos historiadores acreditam que por causa de seus inúmeros questionamentos (já que perguntava mais que respondia) foi condenado à morte pelos gregos (foi obrigado a tomar um veneno mortal).

Isso talvez sirva de lição para os futuros operados do Direito. Que possamos valorizar a Liberdade e expressar tudo aquilo que sentimos por dentro. Sermos livres com nossos ideias, termos dignidade e vivermos sempre em busca de melhorias para a sociedade em que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário