Arquivo Digital - Curso de Direito (2007-2012)

Seja Bem-Vindo

Home

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Globo Repórter traz hoje reportagem especial sobre o Jalapão do Tocantins

Explorada até o fim dos anos 90 somente por poucos viajantes independentes, essa enorme extensão de cerrado no Tocantins, repleta de dunas, cachoeiras e trilhas, tornou-se sonho de muitos turistas na virada do milênio. Com cachoeiras volumosas como a da Velha e a da Formiga, nascentes cristalinas como o Fervedouro – onde o jorro de água impede o banhista de afundar – e mirantes apontados para quilômetros de paisagem preservada sobre o Planalto Central, o lugar tem vocação turística inegável.



Em tamanha vastidão, novos pontos de interesse surgem anualmente. Um exemplo recente é a descoberta do Mirante da Serra. A 900 metros de altitude, o pico revela uma visão de 360 graus e permite uma vista exclusiva das famosas dunas. Outra atração recém-descoberta e ainda não explorada pelas agências é um "fervedouro" três vezes maior que o mais conhecido na área.

Visitar o Jalapão requer certa disposição. É preciso percorrer pelo menos 700 quilômetros em estradas de terra durante os cinco dias que se gastam para explorar um mínimo de atrações. Pousadas simples e casas de moradores nos povoados de Ponte Alta do Tocantins e Mateiros são as únicas opções de hospedagem, além dos pacotes de safári vendidos pelas agências de ecoturismo, cuja forma de acomodação é uma estrutura de acampamento no meio da mata. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário