Arquivo Digital - Curso de Direito (2007-2012)

Seja Bem-Vindo

Home

sábado, 11 de junho de 2011

Biografia: Johann Goethe

Johann Wolfgang von Goethe é considerado como a maior personalidade da literatura alemã, seu maior poeta, grande também como dramaturgo, romancista e ensaísta; e são notáveis suas obras autobiográficas, seus estudos de ciências naturais e suas conversações, fielmente notadas, com amigos.
Pata toda essa obra polimorfa vale o que o próprio Goethe dizia das suas poesias: são "ocasionais", isto é, ligadas aos acontecimentos de sua vida e a experiências pessoais, de modo que não é possível separar as obras e a vida.

De família burguesa, culta e abastada, Goethe recebeu educação enciclopédica. Em 1765 matriculou-se na Universidade de Leipzig para estudar direito. Conheceu literatos e artistas, envolveu-se em aventuras amorosas e escreveu poesias anacreônticas, à moda da época.

Interrompidos os estudos por grave doença, matriculou-se em 1770 na Universidade de Strasbourg. Conheceu Herder, o grande crítico pré-romântico, que o iniciou na leitura de Shakespeare e lhe sugeriu passeios pelos campos da Alsácia, para colecionar canções populares. 


Frases de Johann Goethe


"O amor e o desejo são as asas do espírito das grandes façanhas".

"Quando uma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor".


"A maior necessidade de um Estado é a de governantes corajosos".


"Quem tem bastante no seu interior, pouco precisa de fora".


"Aprender a dominar é fácil, mas a governar é difícil".


"A amizade é como os títulos honoríficos: quanto mais velha, mais preciosa".


"O mais tolo de todos os erros ocorre quando jovens inteligentes acreditam perder a originalidade ao reconhecer a verdade já reconhecida por outros".

"Se fosse necessário estudar todas as leis, não teríamos tempo para as transgredir".

"Pensar é fácil. Agir é difícil. Agir conforme o que pensamos, isso ainda o é mais".
 

"O milagre é o filho predileto da fé".

Nenhum comentário:

Postar um comentário