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quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Saúde no Tocantins: Mortes, Falta atendimento e péssima qualidade nas refeições


O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou Inquérito Civil Público, a fim de averiguar as providências tomadas pela Secretaria de Saúde do Estado para sanar eventuais problemas no Hospital Geral de Palmas (HGP). 


Diante da situação, a Promotoria requisitou ao secretário Estadual de Saúde, Francisco Melquíades Neto, esclarecimentos e documentações no prazo de dez dias. Caso sejam confirmadas as irregularidades, o MPE tomará providências judiciais cabíveis

No documento, o promotor pontua ainda que o Estado estaria descumprindo obrigações contratuais firmadas com a empresa responsável pela execução de serviços de limpeza, higienização, nutrição e lavanderia do hospital. Por fim, considera que os “fatos são de extrema gravidade, por se tratar de serviço público essencial e de caráter permanente”, frisou o promotor.

Outro fator refere-se à alimentação servida aos funcionários, pacientes e acompanhantes, que seria de péssima qualidade. Os pacientes também relatam dificuldades para conseguir medicamentos na assistência farmacêutica, havendo relatos de óbitos ocasionados pela falta de remédios. 

O procedimento é do promotor Adriano Neves, motivado pela denúncia de que pacientes de várias regiões do Tocantins aguardam atendimentos cirúrgicos, exames e internações, levando, em alguns casos, até 15 DIAS esperando em cadeiras, macas e mesmo nos corredores do hospital para serem atendidos. 

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