Arquivo Digital - Curso de Direito (2007-2012)

Seja Bem-Vindo

Home

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Entrevista com Cleber Toledo

Galera, através dessa entrevista exclusiva concedida para o blog, o jornalista Cleber Toledo - Diretor Executivo do portal de notícias mais lido do estado www.portalct.com.br,  mostra com detalhes sua trajetória aqui no Tocantins, quanto teve a decisão de criar o blog, deu sugestões, etc... Vale a pena conferir:
                                        
Blog: Você é natural de qual cidade?
CT: Pereira Barreto (SP), uma pequena cidade, colonizada por japoneses, entre Araçatuba e São José do Rio Preto.

Blog: Quando veio aqui para o Tocantins?
CT: Vim no final de 2002, e, em definitivo, em fevereiro de 2003. Comecei dando aulas nos cursos de jornalismo e publicidade do Ceulp/Ulbra e Objetivo (Publicidade). Ao mesmo tempo, trabalhei no Jornal do Tocantins, como editor executivo e, mais à frente, assinei a coluna Antena Ligada. Depois deixei tudo isso para abrir o blog que hoje é o Portal CT.

Blog: Quando teve a idéia de montar o portal, você trabalhava em outro site de noticias e há quanto tempo o portalCT existe?
CT: Eu era professor de jornalismo e publicidade do Ceulp/Ulbra e colunista do Jornal do Tocantins, escrevia a coluna Antena Ligada, mas tinha, havia muito tempo, o projeto de ter um blog. Criei o blog, depois virou site e, por fim, portal.

Blog: Você mesmo que define os layout dele? Por que decidiu retirar os layout dos políticos do estado?
CT: Eu participo da elaboração de todas as ferramentas, sugiro tudo, mas meus técnicos que desenham e são responsáveis por tudo. 
Tirei os banners de políticos porque nunca me senti bem com eles, mesmo sabendo que eles nunca tiveram qualquer influência em nossa linha editorial. Estou mais aliviado sem os banners dos políticos.

Blog: Twitter, Orkut, Facebook ou nenhum deles?
CT: Os três. Gosto muito, mas confesso que deixei um pouco de lado o Orkut. Mas as redes sociais se tornaram essenciais em minha vida até porque não sou muito de sair, então, interajo por elas.

Blog: Depois de quanto tempo que ele "explodiu"?
CT: No primeiro ano, em 2005, já começou a crescer assustadoramente até porque não havia um veículo de internet em tempo real como eu fazia e também fui favorecido pelo momento político, de muita tensão, com o rompimento da União do Tocantins. Os acessos que eram de 200 mil/mês hoje chegam a 2,5 milhões.

Blog: Hoje em dia, quanto custa para divulgar uma empresa em seu blog? E o Ácula, está dando certo?
CT: Não sei muito de preços. Meu departamento comercial, dirigido por meu irmão Cláudio Toledo, é quem cuida disso. 

O Aculá está crescendo muito. E vai ser o grande vendedor do Tocantins em pouco tempo.

Blog: Quais sites ou blogs você costuma visitar para ter novas ideias?
CT: UOL, Último Segundo, Globo.com, Estadão.com.br, New York Times, Le Monde, Washington Post e vários outros.

Blog: Percebo que o assunto que você mais gosta de postar é sobre a  “política”? Assim, por ser um tema muito polêmico, gostaria de saber se você atualmente sobre alguma perseguição política?
CT: Não. Já sofri muito. Acho que se acostumaram comigo. Hoje o Estado vive um novo momento, amadureceu muito, outros sites surgiram e o meio político aprendeu a conviver com a notícia em tempo real, que tem uma dinâmica muito diferente da notícia a cada 24 horas do impresso. Não só pela velocidade, mas por uma maior independência editorial, já que os veículos de internet têm um custo muito menor.

Blog: De que forma você divulga o Portal CT?
CT: Com notícias quentes. O efeito viral é impressionante. No passado, viajei todo o Estado divulgando o trabalho, anunciei em rádio, TV, panfletos. Mas a divulgação que mais dá certo é a notícia quente. Um passa para o outro e, rapidamente, todos conhecem o veículo.

Blog: Quantas horas do dia você se dedica ao PortalCT, entre postagem, divulgação, contato com as fontes, infra estrutura, etc.?
CT: No passado, levantava 4 ou 5 horas e ia até meia-noite. Agora tenho uma equipe, então, pessoalmente, fico das 9 às 18 horas. Quando há pauta à noite fico até quando for preciso.

Blog: Quais as novidades para 2011 o PortalCT vai trazer?
CT: Acho que 2011 será um ano de consolidar os produtos que temos. Vamos insistir em nos tornar cada dia mais vinculado a nosso público, oferecendo um produto cada vez mais independente. Para isso, enxugamos ainda mais nossos custos, e hoje nossa estrutura é muito pequena e rápida. O alvo são as notícias de grande importância para o público, porque não dá para cobrir tudo. Assim, o CT vai priorizar ainda mais sua independência em 2011.

Sei que tem muitos blogs sendo criado atualmente no Tocantins, mas mesmo assim o seu continua sendo o mais visitado. Qual o segredo para atrair tanta gente?

Blog: Faças as considerações finais do portal CT.

CT: Temos uma história feita com suor e muitas lágrimas. Temos uma história de relação íntima com o internauta. Ele nos elogia e nos critica. E tem liberdade para isso. Respeitamos. Acho que foi assim que construímos uma história de verdade. Sou transparente no que faço e falo o que efetivamente penso, mesmo desagradando até nosso internauta, mesmo tendo prejuízos comerciais. E já perdemos muito dinheiro pela minha "boca grande". 

Mas não me importo, não gosto de ver as coisas com as quais não concordo e ficar quieto. E não tenho nenhuma preocupação em ser agradável, ser "politicamente correto". Politicamente correto é gente insossa e falsa. E não sou nem um, nem outro.

Parte do nosso público nos critica muito nesses momentos, fica muito bravo, mas admira e aprende a gostar cada vez mais da gente por essa transparência. Com essa relação íntima e aberta com nosso público construímos a nossa credibilidade, que só aumenta com o tempo. E isso no jornalismo é o fundamental.

Além disso, sei que Deus tem colocado sua mão poderosa sobre esse projeto e o tem sustentado. Vários poderosos sopraram tempestades sobre o CT para tentar arrasá-lo, mas não conseguiram. Por um motivo básico: o CT não foi construído sobre areia, mas sobre uma rocha: Jesus Cristo.

Cleber, quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos pela entrevista. Para mim é um privilégio. Escolhi você para ser o entrevistado porque reconheço seu talento. Admiro muito a forma como você expõe suas idéias. Você é um verdadeiro formador de opinião e o responsável por colocar diariamente milhares de leitores  frente ao www.portalct.com.br, tendo uma média de 1,979 de milhão de acessos mensais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário